O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta segunda-feira (9), na sede do Ministério, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Durante o encontro, foram debatidos o balanço das ações realizadas em 2024 e as perspectivas do setor cafeeiro para 2025.
Na oportunidade, destacou-se a evolução da qualidade do café brasileiro, impulsionada pela publicação da Portaria nº 570/2022, que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado. A medida teve uma recepção positiva por parte de consumidores, varejistas e da indústria.
“O café brasileiro vive um excelente momento. Estamos ganhando cada vez mais destaque no cenário internacional, e o Ministério da Agricultura continuará trabalhando para que o nosso café atinja novos patamares de qualidade e valor agregado”, afirmou o ministro Fávaro.
O Mapa, por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), realiza fiscalizações baseadas no gerenciamento de risco ao longo do ano. Em 2024, foram coletadas 519 amostras, cada uma representando uma fiscalização. Três listas de fiscalizações foram divulgadas, revelando casos de não conformidade, com indícios de fraude em algumas marcas analisadas.
As apreensões de lotes de café impróprios para consumo integram o Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que visa reduzir a ocorrência de irregularidades e promover a regularização de estabelecimentos produtores.
Na ocasião, o presidente da Abic, Pavel Cardoso, entregou ao ministro Fávaro a placa de homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Ministério e pelo Dipov. “O Governo e o Mapa apoiam os mesmos objetivos do setor, esta homenagem simboliza a nossa gratidão”, ressaltou o presidente.
A reunião também abordou a veiculação do café brasileiro em eventos de grande porte, como a Fórmula 1. Tanto as entidades representativas quanto o Governo Federal trabalham para ampliar o reconhecimento internacional do grão brasileiro. Atualmente, o Brasil ocupa a liderança mundial em exportação e produção de café verde.
Participaram da reunião o diretor do Dipov, Hugo Caruso; o chefe do gabinete do ministro, Wilson Taques; o diretor executivo da Abic, Celírio Inácio; e o representante de Relações Comerciais da Abic, Filipe Moreira.