O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, prometeu aumentar a produção de arroz do país em uma grande mudança de política.
Ishiba anunciou a nova política sobre arroz na terça-feira (5), quando ministros relevantes se reuniram para discutir a questão de garantir um fornecimento estável do grão no Japão.
Referindo-se às conclusões de uma investigação governamental sobre o recente aumento nos preços do arroz, Ishiba explicou que o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca avaliou mal os níveis de consumo das famílias e de demanda decorrente do crescimento de turistas estrangeiros no Japão, concluindo erroneamente que a produção de arroz seria suficiente. Ele disse que isso levou a um atraso na liberação dos estoques do governo e a um método inadequado para liberá-los.
Ishiba disse que está levando a sério a escassez na oferta de arroz e se comprometeu a aumentar a produção do grão. Ele disse que seu governo trabalhará para conter um aumento no número de terras agrícolas abandonadas e garantir que as propriedades sejam herdadas pela próxima geração. Ele acrescentou que o governo fará de tudo para expandir substancialmente as exportações de arroz.
O primeiro-ministro também enfatizou a necessidade de aumentar a produtividade através de meios como consolidação e incorporação do gerenciamento agrícola e introdução de tecnologia inteligente. Ele destacou a importância de criar produtos para melhor atender às necessidades dos consumidores.