Um novo corredor de exportação de milho para a China foi inaugurado recentemente no Espírito Santo, fortalecendo o escoamento da commodity brasileira. A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, realizou seu primeiro embarque de 75,5 mil toneladas, com origem no Terminal Integrador de Araguari, em Minas Gerais, e destino ao Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão. A operação marcou a concretização de um processo estratégico iniciado em fevereiro de 2025, quando o terminal concluiu sua habilitação para exportação à China, atendendo a exigentes critérios técnicos e sanitários.
A abertura dessa rota traz novas oportunidades aos clientes da VLI atendidos pelo Corredor Leste, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba. A movimentação é realizada pela Ferrovia Centro-Atlântica e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, em processo de transição para o novo modelo regulatório de operação como agente transportador ferroviário de cargas (ATF-C). A iniciativa reforça a cadeia de suprimentos e amplia o comércio exterior do Brasil, especialmente no agronegócio, segmento de alto impacto na economia nacional.
Além do milho, o Espírito Santo mantém fluxo contínuo de importação e exportação de farelo, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos. Pelo Corredor Leste, a VLI movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas pelos portos capixabas, atendendo à crescente demanda chinesa, que se intensificou após 2022 devido à guerra na Ucrânia e à adoção de protocolos fitossanitários mais rigorosos desde 2023.