As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (20), 82% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 77,5% registrados até a semana passada, e fica à frente dos 77,9% do mesmo período de 2024 e a dos 75,5% da média dos últimos cinco anos.
Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais já finalizado as atividades, seguidos por Goiás (98%), Rio Grande do Sul (92%), Bahia (91%), Piauí (22%) e Maranhão (15%).
Até aqui, 5,5% das áreas ainda estão em emergência, 48,7% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 20,1% estão em floração, 22,3% avançaram para enchimento de grãos e 3,3% já chegaram na maturação.
Os técnicos da Conab destacam que as lavouras têm se beneficiado das chuvas frequentes em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Goiás e Pará.
Já em estados como Maranhão e Piauí, houve registro de produtores que trocaram o replantio da soja por plantio de milho, o que faz os trabalhos de semeadura ainda avançarem por mais tempo.
