O plantio da safra 2024/25 de soja chegou na quinta-feira (05) a 95% da área estimada para o Brasil, contra 91% uma semana antes e 91%, também, no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
Com a semeadura quase finalizada e expectativa de boas produtividades em todo o país, o destaque da semana passada foram as chuvas muito bem-vindas que chegaram a áreas mais secas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Neste último estado, as precipitações normalizaram a umidade do solo, melhorando as condições das lavouras e permitindo a retomada do plantio em ritmo mais forte.
No Paraná, as chuvas chegaram em bons volumes e bem distribuídas, eliminando a preocupação, pelo menos por ora, com possíveis perdas de potencial produtivo de lavouras já em fase reprodutiva nas regiões oeste e norte do estado. Chuvas muito bem-vindas também foram registradas no sul de Mato Grosso do Sul, mas elas não foram tão boas como as reportadas no Paraná. Por isso, os produtores da região seguem à espera de mais volumes para afastar o temor de perdas.
Mesmo com chuva, milho do RS já tem perdas em algumas áreas
A área estimada para a safra 2024/25 de milho verão (primeira safra) estava 95% plantada no Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (05), contra 94% uma semana antes e 95% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural. No momento, apenas produtores de Goiás ainda estão com as plantadeiras em campo.
O retorno de chuvas mais significativas ao Rio Grande do Sul favoreceu as lavouras de milho do estado, mas chegaram tarde para áreas mais adiantadas, que já têm perdas consolidadas causadas pela baixa umidade durante a fase reprodutiva. Nos demais estados do Centro-Sul, as lavouras se desenvolvem bem.