O Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nesta terça-feira (29), destacou os impactos climáticos nas principais regiões produtoras de alimentos do Sul, Sudeste e Leste da Ásia.
No Sul da Ásia, a tempestade ciclônica Dana, com ventos de até 120 km/h, se formou sobre a Baía de Bengala e atingiu o nordeste da Índia, provocando fortes chuvas de até 150 mm em regiões importantes de cultivo de arroz, o que atrasou a colheita do grão. Apesar da intensidade, a tempestade se dissipou rapidamente, minimizando possíveis danos às colheitas. Já os estados ao sul da Índia, como Tamil Nadu, receberam chuvas entre 25 e 125 mm, o que fortaleceu a umidade do solo para o início das plantações da safra rabi, essenciais para a próxima estação seca.
No Leste da Ásia, o clima alternou entre chuvas leves e sol, especialmente na Planície do Norte da China, onde precipitações abaixo de 5 mm foram registradas. Essas chuvas leves, no entanto, foram benéficas para o trigo recém-plantado. No sul, na região do Vale do Yangtze, precipitações mais intensas ultrapassaram 50 mm e melhoraram as condições do solo para a colza, uma importante cultura de inverno. Em Hebei e outras áreas de cultivo de trigo, o frio inusitado atrasou o desenvolvimento de algumas plantações.
No Sudeste da Ásia, uma tempestade tropical intensa, Trami, atingiu o norte das Filipinas com ventos de até 93 km/h, provocando chuvas de 200 mm em algumas regiões de Mindanao. A tempestade causou inundações, mas os danos foram mínimos devido ao preparo dos produtores para drenar o excesso de água dos campos de arroz. Após cruzar as Filipinas, Trami se dirigiu ao Vietnã, onde causou inundações localizadas com chuvas de até 300 mm. Em Java, Indonésia, principal produtora de arroz do país, as chuvas se mantiveram nos 25 mm nos distritos ocidentais, enquanto o centro e leste da ilha aguardam o início da estação chuvosa para intensificar o plantio de arroz em novembro.