Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Café - Mudanças climáticas afetam a produtividade e a qualidade do café
Data: 24/11/2021

Um novo estudo concluiu que as mudanças ambientais associadas às mudanças climáticas e à adaptação ao clima podem, de fato, afetar a qualidade do café. As descobertas têm implicações para os consumidores que preferem cafés de alta qualidade, fazendeiros e produtores que dependem tanto do volume quanto da qualidade para sua renda, e todos os outros envolvidos no processo do grão à xícara.
A equipe de pesquisadores por trás do estudo analisou cerca de 1.600 artigos científicos de revisão por pares publicados neste século, identificando 73 para uma revisão abrangente em torno da questão: quais são os efeitos dos fatores ambientais relacionados às mudanças climáticas e às condições de manejo ligadas à adaptação do clima sobre a qualidade do café com base em metabólitos secundários e atributos sensoriais?
Em termos leigos, isso pode ser: como as mudanças climáticas estão afetando a qualidade do café? Os pesquisadores descobriram duas tendências claras: 1) o sabor e o aroma do café melhoram quando o café é cultivado em altitudes mais elevadas; e 2) o aumento da exposição à luz está associado à diminuição dos atributos sensoriais.
Os pesquisadores também descobriram que a qualidade do café é afetada por mudanças na quantidade de água que a planta recebe, temperatura, níveis de dióxido de carbono e gestão de nutrientes no solo - todos os quais são potencialmente afetados pelas mudanças climáticas e adaptação.
“Um melhor entendimento da relação entre clima e qualidade do café está atrasado e será essencial para que a indústria de cafés especiais se adapte aos desafios que enfrentamos e prospere no futuro”, disse Peter Giuliano, diretor executivo da Coffee Science Foundation, um braço de pesquisa sem fins lucrativos da Specialty  Coffee Association (SCA).
Os autores do artigo vieram da Montana State University, Tufts University, Coffee Science Foundation e SCA, além da empresa de torrefação Treeline Coffee Roasters, de Bozeman, Montana.
Embora uma boa quantidade de pesquisas anteriores tenha sido dedicada aos efeitos que as mudanças climáticas e a adaptação podem ter sobre a produção do café, muitas dessas pesquisas se concentraram na adequação das terras de cultivo e na produtividade/volume das safras. 
Os pesquisadores alertaram que as espécies de café arábica de qualidade superior, mas mais sensíveis, tendem a correr maior risco de mudanças climáticas do que as espécies de canéfora mais resistentes ao clima. Neste artigo, os pesquisadores afirmam, com base em sua revisão, que tanto o café arábica quanto o canéfora estão sujeitos às mudanças de qualidade com base nas mudanças nas condições climáticas.
“Durante anos, os cafeicultores disseram aos compradores que o clima está mudando e complicando seu trabalho”, escreveu Kim Elena Ionescu, diretora-chefe de Sustentabilidade e Desenvolvimento do Conhecimento da SCA. “Mas, os impactos dessas mudanças no sabor do café foram baseados em evidências anedóticas e, às vezes, por especulação”, completou.
A professora associada da Montana State University, Selena Ahmed, uma das principais autoras do artigo, sugeriu que a composição bioquímica do café pode ter implicações de longo alcance em ambas as extremidades da cadeia de valor do café.
“Mudanças na composição bioquímica do café retornam ao sistema alimentar, pois afetam a maneira como os consumidores experimentam o sabor do café e suas decisões sobre a compra de café”, disse Ahmed. “Por sua vez, a tomada de decisão do consumidor impacta os meios de subsistência dos agricultores, bem como a forma como eles administram suas fazendas, com tremendas implicações para a sustentabilidade”.

Fonte: Agrolink

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23