Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Sexta-feira terá tempo típico de Primavera
Data: 17/9/2021

Esta sexta-feira (17/09) terá um comportamento típico de primavera, onde as condições do tempo são favoráveis para a formação de tempestades com potencial de tempo severo na região sul. Já na parcela centro-norte do país, as chuvas estarão presentes em algumas localidades, mas mesmo com essas chuvas o calor será dominante. Entretanto, na região mais central do país, além do calor, os índices de umidade relativa do ar estarão em níveis críticos.
NOVIDADE: Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
O padrão dos ventos de altitude, em conjunto com o forte calor e grande quantidade de umidade nas camadas inferiores da atmosfera, favorecem a formação de nuvens carregadas sobre a região. As chuvas terão uma boa distribuição, mais os maiores acumulados ficarão deslocados para o oeste, com potencial para chuvas intensas sobre o AC e oeste do AM. Nas demais localidades, o padrão seguirá o mesmo observado nos dias anteriores, chuvas pontualmente fortes, de curta duração. Apenas sobre o TO as projeções apontam um dia mais seco, já as temperaturas, mesmo com as chuvas, serão elevadas em todas as localidades.
Região Nordeste
Uma massa de ar seco continua dominando o tempo sobre o interior da região mantendo as temperaturas elevadas e os índices de umidade abaixo dos 20% ao sul do MA e PI e no oeste da BA. Ao norte do MA as instabilidades darão condições para a formação de temporais localmente fortes que poderão ocorrer em um curto período de tempo, mas sem provocar acumulados expressivos no final do dia. Sobre o SE, AL e litoral de PE, as bancadas poderão ocorrer a qualquer momento do dia de forma fraca, isolada e pontual. Assim como no litoral da BA, no entanto com menores chances. 
Região Centro-Oeste
A configuração dos ventos nas camadas superiores da atmosfera, impede a formação de nuvens carregadas sobre boa parte da região, sobretudo no MS e GO. Sobre o MT, o forte calor e a alta disponibilidade de umidade amazônica, favorece a formação de pancadas isoladas no decorrer do dia, especialmente no final da tarde. Essas chuvas poderão ser localmente fortes, mas sem provocar volumes expressivos no final do dia. O calor intenso predomina a região, várias localidades poderão registrar marcas superiores aos 40°C e índices de umidade relativa do ar próximos dos 10% nos momentos mais críticos.
Região Sudeste
O sistema de alta pressão em 5 km de altitude, continua posicionado sobre a região, impedindo a chegada de umidade e a formação de nuvens carregadas. Deste modo, o tempo será seco em todo o interior do sudeste e as temperaturas estarão próximas dos 40°C no triângulo mineiro e oeste paulista, além de índices de umidade inferiores aos 20%. A circulação marítima favorece a incursão de umidade no leste de SP, RJ, ES e parte do leste mineiro. Consequentemente, há condições para algumas chuvas pontuais nessas localidades e as temperaturas no período da tarde não serão tão elevadas. 
Região Sul
A passagem de um cavado - região alongada de baixa pressão - sobre a região, em conjunto com os ventos mais intensos nas partes mais altas da atmosfera, reforça as instabilidades entre SC e norte do RS. Este reforço nas instabilidades, aumentam as condições para episódios de tempo severo nesta região, onde podem ocorrer fortes temporais, provocando acumulados significativos em um curto período de tempo, muita atividade elétrica, granizo e vendavais. Os maiores acumulados ficarão concentrados no leste de SC, acima de 50 mm, e ao norte do RS, podendo superar os 70 mm pontualmente. Ao norte do PR e sul do RS, não há condições para chuvas. 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23