Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Saiba o comportamento das chuvas no mês de agosto
Data: 4/8/2021

Para muitas regiões do país, o mês de agosto é o mês com os menores volumes de chuva da climatologia - média de precipitação para o mês - e sob a iminência da configuração de uma nova La-Niña, que também diminui o padrão de chuvas sobre a região sul e sudeste, toda chuva registrada neste mês será importante para o planejamento dos próximos meses. Por isso, a equipe Agrotempo montou um panorama completo de como será o comportamento das chuvas para este mês de Agosto.
Média de chuvas de agosto
Como citado, há localidades como ao norte de Minas Gerais, oeste da Bahia, norte do Goiás, sul do Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, região centro-norte do Mato Grosso, Rondônia e áreas próximas ao triângulo mineiro em que a média de precipitação é muito baixa podendo ser inferior aos 10 mm no. A área com chuva mais expressiva fica restrita apenas ao extremo norte do país, onde a média ao longo dos anos é superior aos 300 mm. As outras áreas com chuvas ficam entre o litoral do estado da Bahia até o litoral de Pernambuco e na região Sul, particularmente entre o norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. 
Existem diversos fatores que contribuem para este padrão, nesta época do ano temos a atuação mais significativa de uma região de alta pressão nas camadas intermediárias da atmosfera sobre a parcela central do país. E este sistema impedinde a formação de nuvens carregadas e também favorece a manutenção do ar seco sobre uma extensa área. As chuvas na região norte, estão associadas às dinâmicas tropicais, porém ficam deslocadas mais à norte, justamente devido à influência da circulação de alta pressão atuante na parcela central do país. Na região sul, até o sul do MS, são os sistemas frontais que levam essas chuvas para esta região. Já no litoral leste do nordeste, a influência dos ventos de leste levam a umidade do mar para a costa, favorecendo as chuvas no decorrer do mês.
Previsão de chuvas de Agosto
No mosaico abaixo acompanhamos a evolução semanal das chuvas previstas pelo modelo norte americano CFSv2. A composição indica os desvios das chuvas acima da média (verde), abaixo da média (vermelho), ou sem influência significativa na média nas áreas sem preenchimento de cor. 
É possível observar que em praticamente todo o período a região norte apresenta chuvas acima da média, assim como partes do litoral nordestino. Já na região sul, a primeira e terceira semana do mês segue com um padrão de chuvas abaixo da média. Pode-se dizer que na segunda semana também, visto que as chuvas se concentram apenas em SC e leste PR. Isso pode ser interpretado como a influência de uma frente fria que atuará na região entre os dias 09 a 13 deste mês, mas sem promover acumulados expressivos. A expectativa de chuvas vem na quarta semana do mês de agosto, onde há indicativos da atuação de uma segunda frente fria levando chuvas até o estado do MS. Mas vale destacar que em grande parte da região central apesar de não ter influência significativa na média de chuva prevista, os acumulados são muito baixos.
Chuvas Próximos 15 Dias
Na previsão dos acumulados de chuva para os próximos 15 dias, vemos um padrão muito semelhante com a climatologia esperada para o mês de agosto. No entanto, não há nenhuma perspectiva de chuvas sobre a região central do país. 
Os maiores volumes, seguem restritos ao extremo norte brasileiro, seguindo o padrão da dinâmica tropical nesta época do ano. No litoral leste do nordeste brasileiro, teremos a influência dos ventos de leste soprando a umidade do oceano em direção à costa da região, promovendo os episódios de chuvas recorrentes, mas com baixos volumes. Na região sul, nesta previsão de curto prazo notamos os acumulados de chuva mais significativos na faixa leste de SC e norte do RS, indicando a atuação da frente fria na segunda semana deste mês. E na parcela central, a atuação da circulação de alta pressão mantém este padrão de tempo seco em uma grande parcela do país.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23