Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - AGROTEMPO: instabilidades ganham ainda mais força no Sul
Data: 16/4/2021

Nesta sexta-feira (16.04), as instabilidades ganham força na região sul do país com a intensificação do cavado - região alongada de baixa pressão. Apesar disso, em uma grande área na faixa centro e leste do Brasil, o domínio de uma massa de ar seco diminui a condição para pancadas de chuva nesta região. Ao passo que no norte do país a condição de pancadas de chuvas persiste. 
Nos próximos dias esse cavado continuará influenciando as chuvas na região sul, avançando para SP, sul e oeste de MG e parte de MS. No dia 18, este sistema se intensifica ao leste do Sul do Brasil, no oceano. Nos dias 19 e 20 a nebulosidade aumentará desde MG ao ES e grande parte da BA, devido à instabilidades e com isso, a tendência deverá ser de chuva forte entre o oeste e leste de MG e o ES e do sul ao oeste da BA. O ciclone estará atuando nos litorais desde SC a SP, onde deverá provocar chuva com acumulados expressivos e ventos com rajadas fortes e isoladas, especialmente no litoral, desde a sua formação no dia 18 até pelo menos no dia 21. 
Saiba como será o tempo em cada região:
Região Norte
O padrão das chuvas na região persiste muito semelhante ao que vem sendo observado nas últimas semanas. São chuvas provocadas essencialmente pelo forte calor e a alta disponibilidade de umidade no ar. Desta forma, em todos os estados há condições para pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes, mas especialmente no norte do PA e AP, com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), esses acumulados podem superar os 40 mm localmente. No entanto, as condições de chuva são menores no extremo sul do TO.
Região Nordeste
As condições do tempo para esta sexta-feira, indicam uma atuação mais significativa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no estado do MA e norte do PI. Porém, este mesmo sistema auxilia na formação de nuvens carregadas nas demais áreas do norte do nordeste, no entanto de forma mais irregular. Já em grande parte do estado da BA e sul do PI, a condição é de tempo firme. 
Região Centro-Oeste
Devido ao grande fluxo de umidade passando sobre a região em direção ao sul do Brasil, em conjunto com instabilidades nas partes mais altas da atmosfera, são esperadas pancadas de chuva entre o oeste do MS e em todo o estado do MT. Essas chuvas terão uma distribuição irregular, mas que especialmente no norte do MT podem ocorrer temporais localmente fortes. No estado do GO e DF, a condição de chuvas é menor devido à atuação de uma massa de ar mais seco. 
Região Sudeste
Sob o domínio da massa de ar mais seco, grande parte da região sudeste terá tempo firme. Apenas em algumas localidades da faixa leste dos estados, pode ter uma variação de nebulosidade maior, por conta da circulação marítima. Em relação às temperaturas, o padrão segue com características típicas do outono, sendo que em regiões mais altas entre SP, MG e RJ o dia amanhece ameno, mas as temperaturas seguem em rápida elevação no período da tarde, podendo passar dos 33°C no oeste do estado de SP. 
Região Sul
As instabilidades continuam atuando no sul, especialmente no RS, devido a atuação de uma região de baixa pressão. Essas instabilidades ficam mais restritas ao estado gaúcho, porém podem avançar de forma tímida o oeste do estado de SC, onde há maiores probabilidades de ser refletidas em uma variação de nebulosidade. Entre a grande região de Porto Alegre até o oeste do PR, a condição é para tempo firme com poucas chances para chuvas. Sobre as temperaturas, comportamento típico de outono, com amanhecer ameno que nas regiões mais altas dos estados, mas com temperaturas seguindo em rápida elevação no decorrer do dia.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23