Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Citrus - RS: análise do solo garante produtividade e redução de custos para citricultores de Pareci Novo
Data: 4/12/2020

Uma ação relativamente simples e eficiente tem auxiliado os citricultores de Pareci Novo a aumentar a sua produtividade e reduzir custos. Assim é a análise de solo, uma das bases da agricultura, que se feita com prazo antecipado permite o planejamento de operações de calagem e adubação e a organização logística para a aquisição de corretivos e fertilizantes. "Trata-se de uma importante ferramenta de tomada de decisão, que poderá ser determinante na evolução dos cultivos", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar André Camargo Volpato.
Volpato salienta a importância de a ação ser feita antes da implantação de um pomar - ou do cultivo pretendido - uma vez que a análise informa, do ponto de vista químico, parâmetros associados à acidez, teor de matéria orgânica e disponibilidade de nutrientes e, do ponto de vista físico, a presença de areia, argila, entre outros. "O solo, afinal, é um organismo natural, suscetível a modificações, especialmente em suas camadas 'aráveis', seja pela ação do tempo ou pelo próprio manejo adotado na agricultura", explica.
No caso do citricultor Ricardo Reichert, da localidade de Porto Maratá, a ideia de investir em uma análise de solo surgiu há cinco anos, quando procurou a Emater/RS-Ascar em busca de uma solução para os ácaros que estavam atacando seu pomar de laranjas e bergamotas. "Lembro que as plantas não estavam desenvolvendo direito, com as folhas murchas, o que inevitavelmente resultou em perdas na safra", recorda Reichert. A análise detectou o problema: excesso de alumínio tóxico, que estava deixando o solo ácido e com necessidade de aplicação de calcário.
Corrigido o problema, Reichert nunca mais deixou de adotar a medida para implantação de novos pomares. De forma escalonada, faz a análise de dois em dois anos em cada uma das quatro áreas de terras em que têm a sua produção de citros implantada, e que é comercializada especialmente em mercados do Vale dos Sinos. Como forma de complementar o manejo, aposta na utilização de caldas naturais e na adoção de plantio de aveia junto ao pomar no inverno, o que protege e garante a manutenção da umidade do solo em tempos mais secos.
Os resultados alcançados têm sido satisfatórios e chegado a outros citricultores, especialmente aqueles que solicitam linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para custeio agrícola. "Este é um pré-requisito exigido pelos bancos em operações de crédito acima de R$ 5 mil", explica o extensionista. "E isto é importante pelo fato de, na prática, um solo fértil e equilibrado em seus níveis de nutrientes permitirem o adequado desenvolvimento das raízes e, consequentemente, da parte aérea, melhorando assim a qualidade e a produtividade da fruta", finaliza Volpato.
Interessados em saber mais sobre formas corretas de se fazer uma análise de solo, bem como de quais as profundidades e as distâncias a serem adotadas para a coleta e quais os encaminhamentos para a correção, podem procurar os escritórios da Emater/RS-Ascar, que atua de forma vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. A Prefeitura de Pareci Novo, por meio da Secretaria de Agricultura, auxilia os produtores com descontos de até 50% na análise, encaminhando-as ainda para o laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23