Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Arroz - DOMESTICAÇÃO DO ARROZ TEM “DUAS MÃES” E “MUITOS PAIS”
Data: 3/12/2020

Uma equipe de cientistas que investiga a herança em milhares de variedades de arroz identificou apenas duas linhagens maternas distintas, uma descoberta que pode ajudar a resolver o problema da segurança alimentar global. Cientistas da University of Queensland (UQ) estudaram mais de 3.000 genótipos de arroz e descobriram que a diversidade foi herdada por meio de dois genomas maternos identificados em todas as variedades de arroz.
O professor Robert Henry, investigador principal da UQ, disse que a descoberta foi importante para entender como o arroz se adaptou ao seu ambiente. "Acreditamos que houve duas domesticações separadas de plantas selvagens virgens que divergiram há cerca de um milhão de anos na natureza, e então, nos últimos 7.000 mil anos, ocorreu a domesticação humana do arroz", disse o professor Henry.
As duas variedades domesticadas foram cruzadas com arrozes selvagens locais em toda a Ásia. “O arroz selvagem polinizou os arrozes domésticos plantados nas proximidades e a semente da variedade domesticada incorporou a genética das variedades selvagens locais”, acrescentou.
“A linhagem materna é conservada por meio da semente e identificamos que, como os produtores de arroz coletaram e ainda estão coletando sementes do campo, as variedades locais se parecem muito com os arrozes locais”, completou.
O professor Henry disse que a descoberta teve implicações para a domesticação e reprodução do arroz para adaptação às mudanças climáticas para tratar da segurança alimentar. “Isso nos dá pistas de como podemos tentar capturar mais diversidade na natureza e trazê-la para o pool de genes domesticados para melhorar as safras de arroz", disse ele. Também aponta para a necessidade de entender a importância do genótipo materno em termos de produção de arroz, porque antes não entendíamos que existem dois tipos funcionais maternos muito diferentes”, concluiu.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23