Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Feijão - Será rastreado: esteja preparado
Data: 3/12/2020

Em reunião virtual realizada ontem, diversos empacotadores revelam que foi dado o primeiro passo em busca da rastreabilidade na cadeia do feijão, informa o Ibrafe (Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses). “Os empacotadores de Feijão de todo o Brasil têm percebido o nível de exigências do consumidor aumentando. Não é raro que os consumidores liguem nos números de SAC – Serviço de Atendimento do Consumidor – para saber detalhes sobre o Feijão que está empacotado”, diz a entidade. 
Por sua vez, é cada vez mais frequente que as redes de supermercados citem o setor de FLV – Frutas Legumes e Verduras – como exemplo de setor que está se organizando para dar maior segurança alimentar ao consumidor. “E como fazem isso? Através de software de gestão de informações. Nele o produtor coloca o caderno de campo que já é utilizado para racionalizar as aplicações de tudo que foi recomendado pelo agrônomo. Este mesmo caderno é utilizado digitalmente e de maneira simples para agregar as informações”, comenta o Instituto. 
“Os empacotadores têm se perguntado como vão ter um produto separado por lote recebido de cada produtor. Na verdade, as marcas com maior distribuição já têm sistemas próprios de monitoramento, inclusive de análise de resíduos. Nestas análises, na medida em que vem aumentando o volume de amostragens, o custo vai se tornando assimilável. Este tipo de cuidado não é extremismo de supermercados ou das próprias marcas. O Ministério da Agricultura está sendo cobrado também para que a produção de alimentos não somente aumente de volume, mas também que isso seja feito com garantia de qualidade”, explica o Ibrafe. 
De acordo com a entidade, a razão disso é que normas internacionais precisam ser atendidas, tanto no Brasil como no exterior: “É necessário que se saibam detalhes de sua origem e isso implica em saber quem foi que produziu, que produtos aplicou, em que região do país e sob que condições foi produzido”. 
“Com 3 milhões de toneladas de Feijão produzidas e consumidas no país, é bastante lógico que tenhamos que saber em que condições o produto está sendo empacotado. Há ainda, em algumas regiões, pequenas empresas onde se combate o rato com gatos que dormem sobre a sacaria. Condições de higiene zero. Não podemos imaginar fazer ações para aumentar o consumo sem antes fazer o dever de casa. Todos precisam atender às normas da ANVISA na origem e no processo do Feijão. Tendo em vista essas novas exigências, aproveite e esteja entre os primeiros a atendê-las. Nada mais são do que aquilo que produtores conscientes já fazem”, conclui o Ibrafe, que é presidido por Marcelo Lüders.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23