Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Dólar fecha em alta e bate máxima em mais de 3 semanas
Data: 18/10/2019

O dólar voltou a subir e bateu o pico de fechamento em mais de três semanas nesta quinta-feira, com o real sendo novamente destaque negativo nos mercados globais diante de incertezas sobre a oferta de moeda no país.
O dólar à vista fechou em alta de 0,39%, a 4,1702 reais na venda. É o maior valor para um encerramento desde 23 de setembro (4,1709 reais na venda).
No mercado futuro, o contrato de dólar de maior liquidez subia 0,40%, a 4,1715 reais, às 17h40.
Em Washington, no encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que pode comprar dólares caso o fluxo de moeda na esteira dos leilões de petróleo a ocorrerem até o fim do ano gere distorções no mercado, segundo relatos de profissionais de mercado.
O dólar ganhou impulso e bateu a máxima do dia, de 4,1825 reais na venda, após esse rumor circular no mercado.
Mas um profissional avaliou que a interpretação da suposta fala de Campos Neto depende do contexto em que foi feita, questionando o entendimento inicial de que o BC venha a comprar dólares independe de causar distorções no mercado.
Os relatos da fala causaram ruído uma vez que o fluxo cambial no país segue negativo —o saldo em 12 meses até setembro é o pior em 20 anos— e o mercado deposita nos leilões do pré-sal esperanças de alguma melhora na oferta de dólar.
O mau desempenho do real também foi creditado outra vez ao aumento de apostas de afrouxamento monetário ainda mais agressivo pelo BC —o que reduziria ainda mais o apetite pela moeda doméstica e, por tabela, as chances de fluxo estrangeiro.A curva de juros passou a colocar alguma aposta em corte de 0,75 ponto percentual da Selic tanto neste mês quanto em dezembro.
Mas alguns analistas têm defendido que a fraqueza da taxa de câmbio também decorre de outros fatores, como a queda nos preços das commodities em dólar.
“Na margem, acredito que a desvalorização recente do real está mais ligada a isso”, disse Fernando Gonçalves, responsável pela área de sell side no time de pesquisa econômica do Itaú, no evento Brasil Financial Summit, da Refinitiv.
Em um mês, o índice CRB de commodities acumula queda de cerca de 4,8%. O real acumula depreciação nominal ante o dólar de 2,2% no mesmo período. Já o índice do dólar contra uma cesta de divisas cai 0,7% no intervalo, enquanto um índice de moedas emergentes sobe 0,2% no mesmo período.

Fonte: Reuters
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23